22 de set de 2009

Descritores SIMAVE 5º ano

MATRIZ DE REFERÊNCIA - SIMAVE
LÍNGUA PORTUGUESA — 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEMAS E SEUS DESCRITORES
I – PROCEDIMENTOS DE LEITURA
D0 Compreender frases ou partes que compõem um texto.
D1 Identificar o tema ou o sentido global de um texto.
D2 Localizar informações explícitas em um texto.
D3 Inferir informações implícitas em um texto.
D5 Inferir o sentido de palavra ou expressão.
D10 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
II – IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
D6 Identificar o gênero de um texto.
D7 Identificar a função de textos de diferentes gêneros.
D8 Interpretar texto que conjuga linguagem verbal e não-verbal.
III – COERÊNCIA E COESÃO NO PROCESSAMENTO DO TEXTO
D11 Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
D12 Estabelecer a relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto.
D15 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.
D19 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a narrativa.
IV – RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
D23 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos.
D21 Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações.
V – VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA
D13 Identificar marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

MATRIZ DE REFERÊNCIA - SIMAVE
MATEMÁTICA — 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEMAS E SEUS DESCRITORES
I. ESPAÇO E FORMA
D1 Identificar a localização/movimentação de pessoas e objetos em mapas, croquis e outras representações gráficas.
D2 Identificar posições relativas de retas no plano (paralelas e concorrentes).
D3 Relacionar figuras tridimiensionais (cubo e bloco retangular) com suas planificações.
D4 Reconhecer uma figura plana (triângulo, quadrilátero e pentágono) de acordo com o número de lados.
D5 Identificar quadriláteros (quadrado, retângulo, trapézio, paralelogramo, losango) observando as posições relativas entre seus lados.
II. GRANDEZAS E MEDIDAS
D6 Estimar medidas de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não.
D7 Resolver situações-problema utilizando unidades de medida padronizadas como Km/m/cm/mm, Kg/g/mg, ℓ/mℓ, bem como as conversões entre ℓ e mℓ e as conversões entre tonelada e kg.
D8 Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo (milênio, século, década, ano, mês, semana, quinzena, dia,
hora, minuto, semestre, trimestre e bimestre) na resolução de problema.
D9 Ler e interpretar horas em relógios digitais e de ponteiros.
D10 Estabelecer relações entre o horário de início e de término e/ou o intervalo de duração de um evento ou acontecimento.
D11 Resolver situações-problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
D12 Resolver situações-problema envolvendo o cálculo da área de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
III. NÚMEROS E OPERAÇÕES — ALGÉBRA E FUNÇÕES
D13 Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamento e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.
D14 Reconhecer a escrita, por extenso, dos numerais.
D15 Identificar a localização de números naturais na reta numérica.
D16 Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição.
D17 Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da subtração.
D18 Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação.
D19 Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da divisão.
D20 Identificar diferentes representações de um mesmo número racional.
D21 Localizar números racionais na forma decimal na reta numérica.
D22 Estabelecer trocas entre cédula e moedas em função de seus valores.
D23 Calcular adição de números racionais na forma decimal.
D24 Calcular subtração de números racionais na forma decimal.
D25 Resolver situações-problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adição.
D26 Resolver situações-problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da subtração.
D27 Resolver situações-problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo adição e subtração.
D28 Resolver situações-problema envolvendo o quociente de um número racional na forma decimal por um número natural não-nulo.
IV. TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
D29 Ler e interpretar informações e dados apresentados em tabelas.
D30 Ler e interpretar informações e dados apresentados em gráficos de coluna.

2 comentários:

Anônimo disse...

ACHEI EXCELENTE E FIQUEI MUITO INTERESSADA ;POIS ESSAS ATIVIDADES IRÃO ME AJUDAR MUITO.

Rita de Cassía disse...


Pesquisas relacionadas a prova de portugues


Prova de portugues 6° ano com gabarito

Prova de portugues 7° ano com gabarito

Prova de portugues 8° ano com gabarito

Prova de portugues 9° ano com gabarito