04/02/2009

planos de aula

PLANO DE AULA - DATA: 02/02/2009 (SEGUNDA-FEIRA)

Falar um pouco de mim para os alunos.
Pedir para cada aluno se levantar e se apresentar para a turma dizendo seu nome, bairro onde mora, nome dos pais, ...

Convidar os alunos para um bate-papo e perguntar o que gostariam de aprender, o que esperam de você e, principalmente, peça a eles que dêem sugestões para o dia-a-dia.

Deixar claro o que espera dos alunos e quais são seus planos para o ano letivo que está começando.

Para o primeiro dia de aula:
Texto:

(Passar no quadro)
ESTE ANO SERÁ UM SUCESSO SE...Este ano será um sucesso se...houver um sorriso de otimismo,um sonho de beleza em seu coração epoesia nas pequenas coisas: na simplicidade da flor,na inocência das crianças, no silêncio interior,na amizade, no momento presente,na oportunidade de ser bom, ser amigo e compreensivo;sensível ao sofrimento alheio,grato ao passado que lhe proporcionou experiências para o futuro.Este ano será um sucesso se...você for franco sem ferir,tiver fé em si, no próximo e em Deus e,acima de tudo, expressar o que pensa do outrocom uma palavra de carinho, de apoio,de reconhecimento, de bondade e encorajamento.Este ano será um sucesso se...você souber vencer a preguiça, o orgulho,a indiferença ao sofredor, a tentação da riqueza, da intriga e da inveja,da intolerância ao ignorante, ao que tem idéias diferentes das suas,ao menos inteligente, ao egoísta, ao mesquinho.Este ano será um sucesso se...você socorrer a quem precisa, aconselhando-o,estendendo-lhe a mão, dando-lhe ajuda no momento certo,economizando bens materiais,esbanjando amor e solidariedade,entendendo a criança e o idoso,o adulto que não teve infância e aquele que não sabe amar.Este ano será um sucesso se...você der um “bom dia” de coração eenfrentar com esportividade as desventuras, semear a paz e o amor,vibrar com a felicidade alheia, com a beleza do sol acordando o dia,com a gota de orvalho na flor.Este ano será um sucesso se...você valorizar cada vitória e o mundo de oportunidadesque se abrirem diante de você e,começar cada dia com Deus!Se você for sensível a tudo isso,então este ano será um sucesso para você epara os que viverem ao seu redor!INTERPRETAÇÃOPense no texto, no ano que inicia e responda:1) O que você fará para que seu ano e o das pessoas que o rodeiam na escola, na família e amigos seja um sucesso?2) Para você, que atitudes e sentimentos podem fazer com que o ano não seja um sucesso?3) Explique a segunda estrofe do texto com suas palavrasNo texto diz que “este ano será um sucesso se você enfrentar com esportividade as desventuras...” O que será que o autor quer dizer com esta expressão?4) Procure no dicionário o significado das seguintes palavras:Intriga: •Intolerância: •Mesquinhez: •Solidariedade: •Agora, escreva frases com estas palavras.OBS.:Solicitar aos alunos que leiam o texto com a família, conversem sobre ele e elaborem duas regras para uma boa convivência durante o ano.No outro dia, retomar o texto. Cada aluno lê suas regras e, juntos elaborar as regras da turma.




Dinâmica:

Desenho livre

Atividade:

dar uma folha para cada aluno e pedir para que escrevam nesta folha, quais as expectativas para o ano letivo que se inicia; o que achou da nova professora; o que achou dos colegas; e finalmente escrever uma mensagem para a professora.
Dar ficha de auto-avaliação; (xérox)

Dar a folha dos direitos e deveres do aluno.

PLANO DE AULA - DATA: 03/02/2009 (TERÇA-FEIRA)

PROFESSORA: Alessandra Ribeiro de Paula Azevedo
5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA ESTADUAL DOM JOÃO VI
MATÉRIA
ARTES
MATEMÁTICA



CONTEÚDOS
E
OBJETIVOS

COLORIR AS CAPAS PARA ORGANIZAÇÃO DOS CADERNOS.
D16 Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição.
D17 Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da subtração.
D18 Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação.
D19 Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da divisão.



ATIVIDADES
PREVISTAS


Explicação do conteúdo.
Cópia das atividades.


ESTRATÉGIA
(METODOLOGIA)


Cronometrar o tempo da atividade de acordo com as dificuldades;
Correção da atividade.



RECURSOS
MATERIAIS


material do aluno; quadro e giz;


DURAÇÃO
2 aula de 50 minutos
2 aulas de 50 minutos.
50 minutos

AVALIAÇÃO




Observação constante durante as atividades e anotar dificuldades encontradas pelos alunos.





MATEMÁTICA

1-O número 9 806 pode ser escrito da seguinte forma:

(A) nove mil e oitenta e seis
(B) nove mil oitocentos e sessenta
(C) nove mil oitocentos e seis
(D) nove mil oitenta sessenta

2- Carolina achou o mapa de um tesouro com a seguinte indicação: coloque-se de costas para a pedra grande e ande 157 passos para frente. Nesse local você encontrará uma árvore. Siga com 126 passos à direita da árvore e você encontrará um baú com o tesouro. A operação que permite calcular quantos passos Carolina deve andar para encontrar o tesouro é:


(A) 157 - 126
(B) 157 × 126
(C) 157 + 126
(D)157 ÷ 126

3- Renata recebeu uma encomenda de 250 ovos de chocolate. Já fabricou 114. Para determinar quantos ovos ela precisa fabricar para completar essa encomenda deve-se fazer a operação:

(A) 250 - 114
(B) 250 + 114
(C) 250 × 114
(D)250 ÷ 114


4- Joaquim tinha duas gatinhas, uma marrom e outra malhada e três gatinhos, um branco, um preto e o outro cor de mel. A operação que permite calcular quantos casais diferentes ele pode formar combinando cada gatinha com um dos gatinhos é:

(A) 2 + 3
(B) 2 × 3
(C) 3 – 2
(D)3 ÷ 2

5-Cláudia costura para uma loja e cortou 900 metros de fita em pedaços de 25 metros. Para determinar quantos pedaços de fita Cláudia obteve, precisamos efetuar a operação:

(A) 900 ÷ 25
(B) 900 – 25
(C) 900 + 25
(D) 900 × 25

6- Calcule o resultado de 425 + 1342.

(A) 5 592
(B) 4 592
(C) 2 767
(D) 1 767

7- Calcule o resultado de 578 – 46.

(A) 624
(B) 532
(C) 522
(D) 118

8- O resultado da divisão de 721 por 7 é:

(A) 10
(B) 13
(C) 100
(D) 103

































PLANO DE AULA - DATA: 04/02/2009 (QUARTA-FEIRA)

PROFESSORA: Alessandra Ribeiro de Paula Azevedo
5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA ESTADUAL DOM JOÃO VI
MATÉRIA
PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
EDUCAÇÃO FÍSICA


CONTEÚDOS
E
OBJETIVOS

II – IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
D7 Identificar a função de textos de diferentes gêneros.
D8 Interpretar texto que conjuga linguagem verbal e não-verbal.
D3 Inferir informações implícitas em um texto.
D5 Inferir o sentido de palavra ou expressão.

D16 Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição.
D17 Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da subtração.
D29 Ler e interpretar informações e dados apresentados em tabelas.
D30 Ler e interpretar informações e dados apresentados em gráficos de coluna.




ATIVIDADES
PREVISTAS

Leitura do texto.
Cópia
Explicação do conteúdo.
Cópia das atividades.


ESTRATÉGIA
(METODOLOGIA)

Aula expositiva e dialogada;
Leitura individual;
Correção da atividade.

Aula expositiva e dialogada.
Leitura das atividades e explicação.
Correção da atividade.



RECURSOS
MATERIAIS

material do aluno; quadro e giz;
material do aluno; quadro e giz;


DURAÇÃO
2 aula de 50 minutos
2 aulas de 50 minutos.
50 minutos

AVALIAÇÃO

Observação constante durante as atividades e anotar dificuldades encontradas pelos alunos.


Observação constante durante as atividades e anotar dificuldades encontradas pelos alunos.





Matemática



Português
O PASTOR E O LOBO

Um pastor costumava levar seu rebanho para bem longe da aldeia. Fazia então uma brincadeira de mau gosto:
– Socorro! Socorro! – gritava. Os lobos estão atacando os meus
carneiros!
As pessoas largavam o que estavam fazendo e corriam para ajudá-lo.
O pastor torcia-se de rir, pois não havia lobo algum.
Um dia apareceram lobos de verdade. Enquanto eles devastavam o rebanho, o pastor, horrorizado, gritava:
– Socorro! Socorro! Corram, senão vão chegar tarde!
As pessoas pouco se incomodaram. Pensavam que o gozador estava
fazendo mais uma das suas.
E assim, ele perdeu todos os seus carneiros.
Triste, disse ele com seus botões:
– Os mentirosos só ganham uma coisa: não serem acreditados nem
quando dizem a verdade.
(GÄRTNER, Hans; ZWERGER, Lisbeth (Comp.). 12 fábulas de Esopo. Tradução Fernanda
Lopes de Almeida. 7. ed. Rio de Janeiro: Ed. Ática, 2003.)
01. Em “Enquanto eles devastavam o rebanho...”, o termo sublinhado refere-se a:
(A) lobos.
(B) carneiros.
(C) mentirosos.
(D) vizinhos.
02. Em “... o gozador estava fazendo mais uma das suas.”, a expressão destacada significa no texto:
(A) realizar o trabalho do dia-a-dia.
(B) levar o rebanho para longe da aldeia.
(C) atacar todos os carneiros do rebanho.
(D) fazer brincadeira de mau gosto.
03. Pelo final da história, você pode entender que o pastor aprendeu que
(A) "A mentira tem pernas curtas."
(B) "Quem tudo quer tudo perde."
(C) "A ovelha má põe o rebanho a perder."
(D) "Quem desdenha quer comprar."
04. O pastor dessa história é
(A) mentiroso e gozador.
(B) medroso e preguiçoso.
(C) solidário e brincalhão.
(D) alegre e respeitoso.
05. Os vizinhos não confiavam mais no pastor, porque ele
(A) resolvia sozinho os seus problemas.
(B) gritava por qualquer coisa.
(C) fingia que os lobos o atacavam.
(D) tinha muito medo dos lobos.
06. No trecho “– Socorro! Socorro! gritava. Os lobos estão atacando os meus
carneiros!”, o travessão indica o início da
(A) queixa do mentiroso.
(B) fala das pessoas.
(C) reclamação da vizinhança.
(D) gritaria do pastor.



PLANO DE AULA - DATA: 05/02/2009 (QUINTA-FEIRA)

PROFESSORA: Alessandra Ribeiro de Paula Azevedo
5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA ESTADUAL DOM JOÃO VI
MATÉRIA
PORTUGUÊS
MATEMÁTICA



CONTEÚDOS
E
OBJETIVOS

I – PROCEDIMENTOS DE LEITURA
D0 Compreender frases ou partes que compõem um texto.
D1 Identificar o tema ou o sentido global de um texto.
D2 Localizar informações explícitas em um texto.
D3 Inferir informações implícitas em um texto.
D5 Inferir o sentido de palavra ou expressão.
D10 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.


D13 Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamento e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.
D14 Reconhecer a escrita, por extenso, dos numerais.



ATIVIDADES
PREVISTAS


Leitura e interpretação.
Resolução de problemas.
Operações.



ESTRATÉGIA
(METODOLOGIA)

Aula expositiva e dialogada.
Leitura individual
Cópia.
Aula expositiva e dialogada.
Leitura individual
Cópia.


RECURSOS
MATERIAIS

Material do aluno;
Quadro e giz.



Material do aluno;
Quadro e giz;


DURAÇÃO
1 aula de 50 minutos
2 aulas de 50 minutos.
50 minutos

AVALIAÇÃO

Observação durante a execução da atividade e verificação das dificuldades.
Observação constante no decorrer das atividades, avaliando as dificuldades encontradas pelos alunos.


Português
O LEÃO E O RATINHO
Ao sair do buraco viu-se um ratinho entre as patas do leão. Estacou, de pelos em pé, paralisado pelo terror. O leão, porém, não lhe fez mal nenhum. - Segue em paz, ratinho: não tenhas medo de teu rei. Dias depois o leão caiu numa rede. Urrou desesperadamente, debateu-se, mas quanto mais se agitava mais preso no laço ficava. Atraído pelos urros, apareceu o ratinho. - Amor com amor se paga - disse ele lá consigo e pôs-se a roer as cordas. Num instante conseguiu romper uma das malhas. E como a rede era das tais que rompida a primeira malha as outras se afrouxam, pôde o leão deslindar-se e fugir. Mais vale paciência pequenina do que arrancos de leão. (LOBATO, Monteiro. Obra infantil completa. Volume "Fábulas". São Paulo: Brasiliense)
AtividadeQuestões sobre o texto: 1. Quem é o autor deste texto e qual o nome do livro em que foi publicado? Resposta: Monteiro Lobato . "Obra infantil completa", volume "Fábulas". Habilidade de leitura avaliada: o aluno identifica informação no texto.
2. Por que o ratinho ficou paralisado pelo terror? Resposta: Porque o leão é um bicho enorme e assustador para um pequeno rato. Habilidade de leitura avaliada: o aluno faz inferências, isto é, identifica uma informação implícita no texto.
3. O que aconteceu ao leão, dias depois de ele ter encontrado o ratinho? Resposta: Caiu na rede Habilidade de leitura avaliada: o aluno localiza informação no texto.
4. Por que o ratinho resolveu ajudar o leão? Resposta: Para recompensar o leão por não ter devorado o ratinho em outra ocasião. No texto há "o amor com amor se paga" que poderia ser, inclusive, a moral desta fábula, mas Lobato preferiu outra. Habilidade de leitura avaliada: o aluno faz inferência.
5. Quem são as personagens do texto? Resposta: São o leão e o ratinho. Habilidade de leitura avaliada: identificar as personagens como um dos elementos caracterizadores da narrativa ficcional/fábula.
6. Quem conta a história? O ratinho? O leão? Outro? Resposta: nem um nem outro, mas um narrador que não participa da história. Habilidade de leitura avaliada: distinguir narrador de personagem, percebendo o foco narrativo (1ª ou 3ª pessoa)
7. Toda fábula possui uma moral da história. Qual é a moral deste texto lido? Resposta: Os alunos podem transcrever a moral do texto ("Mais vale paciência pequenina do que arrancos de leão."). Discuta com os alunos que se eles fizerem essa escolha, é preciso usar aspas para marcar que o texto não é deles, mas do Lobato. Aqui temos um exemplo de que os conhecimentos lingüísticos manifestam-se nas atividades de leitura e de produção de textos . Os alunos podem ainda fazer uma paráfrase, ou seja, usar suas próprias palavras para retomar a moral, como: a paciência dos pequenos vale mais que a força dos fortes (ou algo semelhante). Habilidade de leitura avaliada: localizar a moral como um dos elementos caracterizadores do gênero textual fábula.
8. O texto pode ser dividido em três partes. Localize-as. 1ª parte: o primeiro encontro do ratinho e do leão. Parágrafos_______ 2ª parte: o leão preso. Parágrafos______ 3ª parte: o segundo encontro. Parágrafos _______ (Respostas: Parágrafos 1 e 2; parágrafo 3 e parágrafos 4 e 5) Habilidade de leitura avaliada: perceber o enredo como uma das características do texto narrativo ficcional.
9. Você conhece todas as palavras do texto? Isto impediu você de entendê-lo? Resposta: Pessoal Habilidade de leitura avaliada: inferir o sentido de uma palavra ou expressão a partir do contexto imediato
9. Qual é a pontuação usada quando as personagens falam? Resposta: o travessão Habilidade de leitura avaliada: compreender o uso da pontuação na construção de um texto
10. Substitua a palavra grifada na frase a seguir pelo nome do animal correspondente no texto: Ele ficou paralisado pelo terror.Resposta: O ratinho (ficou paralisado pelo terror) Habilidade de leitura avaliada: identificar o pronome como recurso coesivo
11. Dê outro título ao texto. Resposta: Pessoal Habilidade de produção avaliada: produzir texto, levando em conta o tema
12. Contar alguma fábula que conheça para os colegas. Resposta: Pessoal Habilidade de produção avaliada: produzir texto (oral ou escrito), a partir de outro
Matemática















PLANO DE AULA - DATA: 06/02/2009 (SEXTA-FEIRA)

PROFESSORA: Alessandra Ribeiro de Paula Azevedo
5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA ESTADUAL DOM JOÃO VI
MATÉRIA
PORTUGUÊS
MATEMÁTICA



CONTEÚDOS
E
OBJETIVOS

I – PROCEDIMENTOS DE LEITURA
D0 Compreender frases ou partes que compõem um texto.
D1 Identificar o tema ou o sentido global de um texto.
D2 Localizar informações explícitas em um texto.
D3 Inferir informações implícitas em um texto.
D5 Inferir o sentido de palavra ou expressão.
D10 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.


D13 Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamento e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.
D14 Reconhecer a escrita, por extenso, dos numerais.



ATIVIDADES
PREVISTAS


Leitura e interpretação.
Resolução de problemas.
Operações.



ESTRATÉGIA
(METODOLOGIA)

Aula expositiva e dialogada.
Leitura individual
Cópia.
Aula expositiva e dialogada.
Leitura individual
Cópia.


RECURSOS
MATERIAIS

Material do aluno;
Quadro e giz.



Material do aluno;
Quadro e giz;


DURAÇÃO
1 aula de 50 minutos
2 aulas de 50 minutos.
50 minutos

AVALIAÇÃO

Observação durante a execução da atividade e verificação das dificuldades.
Observação constante no decorrer das atividades, avaliando as dificuldades encontradas pelos alunos.


Português




Matemática

48 comentários:

Gustavo Profissa disse...

queria que vc me mandasse a resposta do problema do joaquim que tinha duas gatas e tres gatos me mande a resposta por e mail:

corinthians213@hotmail.com

luciene disse...

Por favor se possivel poste as atividas com as respostas ou mande para meu email: luciene250@hotmail.com

Anônimo disse...

Querida amei suas atividades.Gostaria que você mandasse as atividades completas e o plano pelo meu email pois não estou conseguindo imprimir.ivonete.neto@hotmail.com.FI carei muito grata em estar recebendo suas novidades no meu email

Benedita Nicacia do Prado disse...

Adorei oseu plano de aula,gostaria que vc sempre fazer um plano mandasse no meu email.
beneditanicacia@gmail.com

Anônimo disse...

oi minha amada gostei muito do seu plano de aula. estou inciando no magistério e ja peguei uma turma do quinto ano. vc poderia mandar seus planos de aula p meu email? obrigada desde ja.
o meu endereço:
teresinhaborges12@yahoo.com.br

darlene disse...

oi querida,estou muito preocupada pois este ano vou trabalhar com uma turma do quinto ano e que 50% da turma veio de uma turma de aceleração e sei que a luta vai ser grande no que diz a respeito da leitura,assim gostaria de receber sugestões de atividades em meio email:profadarlene²gmail.com agradeço

laura disse...

oi, estou fazendo pedagogia e preciso de plano de aula,seria possível vcs me enviar um para o 5º ano tema que envolva portugues e geometria, meu e-mail é laura.sousa.faria@hotmail.com, obrigada!!

aurineia disse...

Colega acabei de ser chamada para assumir sala de 5 ano e preciso segurar minha vaga preciso de planos de aula semanal desde o inicio do ano é meu primeiro ano de trabalho me ajude porfavor estou aflita e mt preocupada. meu imail aurineiamarinho2009@gmail.com

Soninha disse...

Boa Tarde
Cara, Alessandra
Seus planos de aula são excelentes,obrigada por colaborar com quem está iniciando.Mas tenho visto que são bem antigo,o que eu utilizei foi postado em 2009. Você desistiu de postar ou não tem tido mais tempo.Sua pré-disposição ajuda e muito suas colegas de profissão,vou ser assim, quando crescer.kkkk
Abraços.

Luiza disse...

Se possível me envie planos de aula tbm
lu_rj89@hotmail.com
Estou iniciando no magistério e seria de grande ajuda

LUCYJANE disse...

Oi querida,estou iniciando uma turma de 5º ano,gostaria que você me mandassem seus planos se você puder pelo meu e-mail.
lucyhenz@hotmail.com
Desde de já agradeço...
Abraços!!!!

Sueli disse...

Muito bom seus planos de aula,querida se fosse possível gostaria de receber em meu email (suelicadete@hotmail.com) os seus planos, pois é a primeira vez que irei lecionar em um 5º ano, preciso de ajudar,desde já agradeço sua atenção.

Anônimo disse...

Boa tarde! Estive observando suas postagens e achei mto interessante. Esse ano estou de auxiliar numa turma de 4ºano e vou iniciar com uma sala do 5°ano. Se pudesse me enviar os seus planos em meu e-mail
bruna.mr@hotmail.com
Espero contar com sua ajuda. Desde já agradeço sua atençao ...Abraços

Gilmara Ventura Guimarães disse...

Olá querida
Adorei seus planos de aula.
Estou iniciando com turma de 5º ano e gostaria que me enviasse as atividades completas e o plano pelo meu email, pois não estou conseguindo imprimir. gvrguimaraes@gmail.com ficarei muito agradecida e aplicarei todas as suas sugestões que são muito bem elaboradas.

Gilmara Ventura Guimarães disse...

Deus te abençoe querida. Bjs!

myleni disse...

Olá, adorei seu plano e me identifiquei muito com ele. Seria possível enviá-lo para meu e-mail?
mylenimoura@yahoo.com.br
Ficarei muito grata.
Beijos.

miriam disse...

adorei seus planos sera que pode me enviar por e-mail estou começando este ano com 5 ano mi_clik@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Lianna disse...
Amei suas atividades, gostaria que vc mandasse as atividades e os planos de aula para o meu email: lianna.s.santos@gmail.com
17 de fevereiro de 2013 16:30

RONALDO CAMPELLO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RONALDO CAMPELLO disse...

Ola bom dia...
ingressei no magistério estadual aqui no RS este ano, e nossas aulas começam dia 27/02. é o inicio de minhas atividades como docente...
seus planos de aula são muito bons, pois são diretos...
lhe agradeço...

Valmira disse...

Boa tarde,
Sou professora de uma cidade pequena onde os recursos são muito precários, por isso, estou passando meu email para que vc continue me colocando a par de suas boas idéias. Parabéns!

Anônimo disse...

Adorei o seu plano de aula,gostaria que sempre que fizer um plano mandasse no meu email.---- janaina.cid@hotmail.com

Anônimo disse...

adorei seu blog poderia me enviar alguns planos/planejamentos por email,ficaria muito grata ,estou trabalhando com 5º e estou com algumas dificuldades.
grata

paulsilva26@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Oi estou esse ano cm o 4 e 5 ano e peço ajuda pois tenho alunos q ñ sabem o devo fazer....?
Email deysirre26@hotmail.com

JULIANA disse...

PARABÉNS ADOREI SUAS ATIVIDADES.

Anônimo disse...

Querida adorei os seus planos gostaria de receber mais plamo no meu email trabaalho com quinto ano anos iniciais principalmete os de matematica e português.parabèns...
emaculadagv@hotmail.com

Patricia disse...

Olá Alessandra parabéns pelo plano de aula e pelo seu blog,vou iniciar com uma turma de 5º ano fico agradecida se vc me passar mais planos para me auxiliar neste início de caminhada e neste novo desafio

patricia_flor_delis@live.com

Maria Sirley Pimenta disse...

Oi Alessandra, meu nome é Sirley sou de Ventania e hj moro em Uberlândia, sou professora de Geografia, trabalho do 6º ao 9º ano, faço pós graduação na Ufu, ensino de geografia para as séries iniciais, li sua sugestão de plano de aula, parabéns, fiquei feliz por encontrar vc por aqui, mesmo sem te conhecer.. abraços..
obs: estudei na escola que vc trabalha..q saudades!

Simone Tyska disse...

Oi meu nome é Simone e gostaria de alguns planos para 5 ano estou começando agora. Obrigada
simone.tyska@hotmail.com.

Claudia disse...

Olá Alessandra adorei seus planos de aula, preciso para um trabalho da faculdade um plano de aula para o 5° ano sobre a Independência do Brasil urgente, será que você poderia me ajudar, ficarei muito grata.
Claudia Campos
e-mail: claudiaapcampos@live.com
fico no aguardo, desde já obrigada.

Anônimo disse...

GOSTARIA Q ENVIASSE UM PLANO DE AULA PARA MIM
CLAUDIANEDANTAS@YAHOO.COM.BR

Claudiane Dantas disse...

envia pra mim um plano de aula do 5 ano matemática
claudianedantas@yahoo.com.br

Claudiane Dantas disse...

claudianedantas@yahoo.com.br
envia um plano de aula pra mim do 5 ano

Claudiane Dantas disse...

claudianedantas@yahoo.com.br
envia um plano de aula pra mim do 5 ano

Claudiane Dantas disse...

envia pra mim um plano de matemática do 5 ano
claudianedantas@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Alessandra, Boa Tarde!

Gostaria de poder contar com tua ajuda. Tenho um plano de aula anual de uma outra professora e gostaria de fazer uma comparação com um outro e verificar se posso acompanhá-lo. Sou novata e quero este desafio para o 5 ano do fundamental I. Ajudem-me. Grata,
Silvana Regina(silvanaregina36@hotmail.com)

Anônimo disse...

Olá!
Estou iniciando na profissão e gostaria de ajuda. Vc poderia enviar modelo de plano de aulas para o meu e-mail?

sct_9289@hotmail.com

Desde já, muito obrigada.

Anônimo disse...

Olá!
Estou iniciando na profissão e gostaria de ajuda. Vc poderia enviar modelo de plano de aulas 5ºano para o meu e-mail?

sct_9289@hotmail.com

Desde já, muito obrigada

Jô Moraes disse...

OLA ADORARIA RECEBER PLANOS DE AULA DE 5º ANO. estou iniciando uma turma de uma escola particular e apesar de experiencia estou perdida com esta turma, ja copiei o plano inicial mas adoraria receber mais plano,obrigada joana2pink@hotmail.com

Rejane disse...

Colega, acabei de assumir uma sala de 5º ano, é minha primeira vez no 5º ano e preciso de ajuda, preciso de planos de aula semanal desde o inicio do ano, me ajude por favor estou aflita e mt preocupada. Meu email: rejane.nobre@hotmail.com. Ficarei muito grata se vc me atender.Que Deus nos abençoe nessa nossa jornada.

jane disse...

Adorei!!!!
Alessandra, este plano vai me ajudar muito..
Gostaria que mandasse o plano de aula pelo meu email janexand@gmail.com

Martha disse...

Amei suas atividades...Estou com uma turminha de 5º ano...minha primeira vez! Vou deixar meu e-mail, e se for possível gostaria que vc me enviasse atividades...Obrigada!
martha_alicy@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi tudo bem? Amei seu plano de aula para o 5 ano,estou iniciando com uma turma do 5 ano, estou meia que perdida,por favor você poderia enviar por e-mail,atividades completas e planos de aula para o 5 ano,se puder me ajudar ficaria muita grata,desde de já obrigada. Meus e-mail é a-dos-silva@hotmail.com

Anônimo disse...

Bom dia adorei teu planejamento semanal. Peguei um quinto ano e estou iniciando agora, vc tem o planejamento do 5ºano semanal. Poderia me enviar. Obrigada.
gislaine.vaz@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi!Adorei as atividades. Este ano comecei com o 5º ano minha primeira vez. Se for possível, gostaria que me enviasse mais atividades para o 5º ano. Agradeço.
julianaregio@hotmail.com

Cris disse...

Adorei suas atividades, gostaria que me mandasse as atividades e os planos de aula, estou iniciando com o 5º ano e estou com dificuldades. Desde já agradeço.
crisblenzi@hotmail.com

Luciana Barbosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luciana Barbosa disse...

Boa Tarde Alessandra. Segunda será meu primeiro dia com o 5º ano. Estou cheia de dúvidas. Por favor vc poderia enviar as atividades com as respostas para o meu e-mail? E seus planos de aula tbm. Estou adorando as suas postagens. Quero dedicar o melhor de mim para os meus alunos. Aqui vai meu e-mail: anjinhalu.barbosa@gmail.com ...Abraços!